16 de dezembro de 2009

O QUE É A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA?

Embora muitas vezes relacionada com progresso, a palavra evolução no sentido biológico não tem esta conotação.
Na verdade, a evolução biológica consiste na mudança das características hereditárias de grupos de organismos ao longo das gerações. Grupos de organismos, denominados populações e espécies, são formados pela divisão de populações ou espécies ancestrais; posteriormente, os grupos descendentes passam-se a modificar de forma independente.
Portanto, numa perspectiva de longo prazo, a Evolução é a descendência, com modificações, de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns.

POLIPÓDIO

O polipódio é um feto em que a planta adulta constitui o esporófito. Em determinadas alturas do ano, observam-se na página inferior das folhas, pontuações granulosas, denominadas soros, que são grupos de esporângios. Estes contêm as células-mães dos esporos que, por meiose (pré-espórica), originam esporos haplóides morfologicamente iguais (espécie isospórica).
A ruptura do esporângio permite a dispersão dos esporos, que caindo na terra germinam e dão origem ao protalo (gametófito), que possui vida livre mas limitada. Nesta estrutura diferenciam-se gametângios que originam os anterozóides flagelados e as oosferas. A fecundação, dependente da água, origina um ovo ou zigoto, que inicia a geração esporófita correspondente à diplofase.
Do desenvolvimento do ovo surge uma planta adulta, que é a entidade mais representativa daquela geração. O polipódio é um ser haplodiplonte, porque apresenta alternância de gerações.



REPRODUÇÃO DOS AFÍDIOS

Os afídios são pequenos insectos que, durante a Primavera e o Verão, invadem os caules e as folhas de certas plantas de cuja seiva se alimentam. Estes insectos apresentam um ciclo reprodutor muito curioso. Durante a Primavera e o Verão, em que as condições de clima são estáveis e a alimentação é abundante, aparecem apenas fêmeas, Estas fêmeas produzem óvulos que se desenvolvem formando outras fêmeas sem ter havia fecundação. Estes processo de reprodução é designado por partenogénese. A partenogénese ocorre durante múltiplas gerações, até ao Outono, quando as condições começam a ser menos estáveis. Alguns óvulos originam afídios machos e outros afídios fêmeas. Ocorre então reprodução sexuada, os ovos sobrevivem ao Inverno e no início da Primavera seguinte desenvolvem-se produzindo somente fêmeas. A partenogénese, processo de reprodução assexuada, ocorre nestes animais quando as condições do meio são estáveis e favoráveis, e a reprodução sexuada qunado as condições são menos favoráveis.


 

LAMARCKISMO

Lamarckismo é uma teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste Lamarck. Segundo ele, a evolução das espécies depende de dois fatores fundamentais. São eles:



Lei do uso e desuso: segundo esta lei, os organismos desenvolvem os seus órgãos segundo as suas necessidades e outros  atrofiam-se decorrentes do desuso. Lamarck procurava explicar características no organismo que podem sofrer adaptações por impulsos internos a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com o meio ambiente.
Dessa forma, um órgão passa por transformações sucessivas para atender às necessidades do meio externo.



Lei da herança dos caracteres adquiridos: segundo esta lei, as alterações sofridas no organismo, ao longo da vida  de um determinado ser, eram transmitidas aos seus descendentes por herança hereditária. Sabemos que somente por modificações nos genes é que se recebe uma herança de um antecessor, pois o DNA passa o gene para o RNA e este transfere para a proteína.
Quando o gene é transferido para a proteína não há possibilidade de modificar as informações do RNA e do DNA, portanto não existem condições para que tais alterações sejam hereditárias.




14 de dezembro de 2009

CLONAGEM

O filme "The Island" é sobre uma empresa que clona pessoas, para lhes extrair orgãos. As duas personagens principais são dois clones, o Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) e a Jordan Two Delta (Scarlett Johansson), em que ele se começa a aperceber de que qualquer coisa está errada no sítio onde vive, e consegue descobrir que é um clone. Os médicos tentam levá-los para um sítio paradisíaco (a ilha) onde, supostamente, conseguem livrar-se de um vírus que atacará toda a gente, mas, na verdade, eles tentam atraí-los para lá para depois lhe tirarem os órgãos. Neste filme pode-se ver até onde a clonagem pode ir: criar pessoas com consciência, para depois lhes retirar os orgãos e matá-las. Pessoalmente, achamos que a clonagem não devia ser utilizada com este fim, porque mesmo sendo clones, estas pessoas eram humanos, com consciência e sentimentos como qualquer uma. E apesar disso, nós não podemos clonar uma alma porque cada pessoa é única. Poderia-se, por exemplo, clonar órgãos para fins medicinais como ajudar pessoas infertéis a ter crianças ou para transplantes.




UMA VIAGEM PELO CORPO HUMANO !

- Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

- A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29 (17 da língua e 12 dos lábios).



- As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.



- A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

- O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

- As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé.



- As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda.



- Considerando-se mãos e pés, cada pessoa corta, no decorrer da vida, em torno de 58 metros de unha. Se uma pessoa tivesse cortado as unhas dos pés e das mãos 2 vezes por mês, aos 30 anos teria acumulado 7 quilos de unhas.



- "Onicófago" é quem tem o hábito de roer unhas.

- O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metro, mas é 3 vezes mais largo. · Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio de urina, suor e respiração.



- O corpo é formado por 70% de água, que corresponde a metade de nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

- Em cada beijo, os dois apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.

- Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes.




Publicado por:  http://www.professorjarbasbio.com.br/Curiosidades.htm

200 ANOS DO NASCIMENTO DE DARWIN

Charles Robert Darwin nasce no seio de uma família privilegiada. Filho de um médico de sucesso e da herdeira de uma das primeiras fortunas da revolução industrial, Darwin estava destinado a uma vida tranquila na província, como clérigo ou fidalgo. Mas a sua curiosidade pelo mundo natural reservar-lhe-ia uma vida diferente. Uma vida extraordinária que mudaria para sempre a forma como vemos o Mundo. Desde novo, Drawin viveu fascinado  pela natureza e ciência. Em crianca caçando e coleccionando espécimes na propriedade da sua família em Shrewsbury; na universidade, em Cambridge, obcecado por besouros; a bordo do HMS Beagle, na sua épica viagem à volta do mundo. Darwin nunca se cansaria de observar e explorar o mundo natural. Mais tarde, transformaria a casa de campo em Kent num auténtico laboratório onde desenharia e levaria a cabo uma serie de experiências que íam do cruzamento de orquídeas aos hábitos das minhocas. Baseando-se numa vida inteira de observação e experimentação, Darwin resolveu o mais importante enigma científico da sua epoca, concebendo uma teoria que explicava a origem da diversidade biologica e o processo pelo qual os seres vivos exibiam delicadíssimas adaptações ao ambiente.





"Darwin representa uma revolução no pensamento científico; foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação dos ideais emergentes no século das luzes e para as mudanças que tornaram o mundo naquilo que hoje conhecemos. Gostaríamos que todos os portugueses conhecessem melhor a obra deste naturalista e percebessem o seu impacto. Consideramos que Darwin deve ser lembrado por todos e estamos a esforçar-nos por isso." Alexandre Quintanilha







13 de dezembro de 2009

CURIOSIDADE



A Sequóia gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia. Medidas recordes de sequóias como 115 metros de altura e 8 metros de diâmetro já foram reportadas. A casca da sequóia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de grossura na base do tronco. Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sequoiadendron

14 de novembro de 2009

FRASE DO DIA

Todas as células provêm de outras células.” - Rudolf Virchow, 1858

CURIOSIDADE

Foram os atributos físicos da estrela norte-americana Dolly Parton que inspiraram o nome da ovelha Dolly.

SABIA QUE ...?

Cada célula do corpo humano contém cerca de dois metros de DNA? E que, se todo o DNA de todas as células de um ser humano fosse distendido, poder-se-ia ir e vir á Lua 8000 vezes?

CLONAGEM: A OVELHA DOLLY JÁ ERA.

Dolly, a ovelha clonada há um ano e meio, passou á história, Agora, o último grito dos cientistas é clonar ratos – tarefa até há poucos anos considerada uma loucura, porque as células do óvulo daquele roedor são extremamente delicadas e o embrião desenvolve-se muito rapidamente. Teruhiko Wakayama, 31 anos, estudante de pós-doutoramento da Universidade do Hawai, conseguiu o que parecia impossível: trabalhando durante os tempos livres, clonou ratinhos (com uma taxa de êxito de 3%) e, a partir dos clones, voltou a clonar mais ratinhos – peças e mais peças de único molde, como numa linha de montagem. A técnica difere em dois pontos-chave do processo desenvolvido para a Dolly. Primeiro, em vez de usar choques eléctricos para “persuadir” uma célula adulta a ligar-se a um óvulo cujo núcleo foi removido, o japonês injectou apenas o núcleo da célula adulta num óvulo- hospedeiro, sem núcleo. Segundo, deixou a célula híbrida repousar durante seis horas antes de a estimular para começar o processo de divisão. Os cientistas creêm que esta técnica poderá abrir as portas para o desenvolvimento de tratamentos contra o cancro e as doenças do envelhecimento. Os mais cépticos acreditam que esta foi a última porta que se abriu antes da clonagem de seres humanos.


In Visão, 6 de Agosto de 1998

8 de novembro de 2009

PRÉMIO NOBEL DA QUÍMICA 2009


A Academia Sueca distinguiu este ano com o Prémio Nobel da Química três investigadores "pelos estudos da estrutura e função dos ribossomas".
Os ribossomas traduzem a informação do ADN para produzirem proteínas, sendo portanto  indispensáveis para a vida. Os três investigadores mostraram como é este organelo e como funciona ao nível atómico através do processo de *cristalografia por raio X para mapearem a posição para cada um dos centenas de milhares de átomos que o compõem.
Dentro de cada célula de todos os organismos há moléculas de ADN que contêm informação sobre como vão ser e funcionar os seres humanos, as plantas ou as bactérias. Porém essas moléculas só por si não valem nada e, deste modo, a informação nelas contida precisa de ser transcrita e traduzida para ser transformada em algo real (tarefa dos ribossomas). A partir das moléculas de ADN, eles sintetizam proteínas: hemoglobina, anticorpos, hormonas, colagénio ou enzimas. Há dezenas de milhares de proteínas no corpo com diferentes formas e funções. São elas que constroem a vida a um nível químico.
A compreensão do funcionamento dos ribossomas tem-se revelado cada vez mais importante, já que muitos dos antibióticos usados hoje em dia actuam através do bloqueio da actividade dos ribossomas bacterianos. Sem ribossomas funcionais, a bactéria não consegue sobreviver. 
Os três laureados deste ano com o Prémio Nobel da Química mostraram através de modelos tridimensionais de que forma diferentes antibióticos se ligam ao ribossoma. Estes modelos são usados hoje para desenvolver novos antibióticos que vão salvar muitas vidas.


*cristalografia: é a ciencia experimental que estuda a disposição dos átomos em sólidos.

26 de outubro de 2009

ACTIVIDADE EXPERIMENTAL - 19 DE OUTUBRO

No dia 19 de Outubro realizámos uma experiência que consistia em identificar as diferenças da fase mitótica entre as células vegetais e as animais. Para isso observámos as células do ápice de uma cebola. Seguimos o procedimento experimental do manual e no final conseguimos observar imagens semelhantes a esta. Cá estão presentes todas as fases da mitose: profase, metafase, anafase e telofase; que se conseguem distinguir devido ao posicionamento dos cromossomas e ao número de cromatídeos que contêm. Quando se apresentam desorganizados com dois cromatídeos trata-se da profase; quando posicionam os centrómeros na região central da célula formando a placa equatorial, a metafase; se os cromossomas apresentam apenas um cromatídeo e se estão a afastar para polos opostos estamos perante a anafase; finalmente quando é possivel observar uma pequena membrana a separar já a célula trata-se da telofase. 

19 de outubro de 2009

PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA 2009

"Este ano, o prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos três cientistas que descobriram a solução para um grande problema da biologia: como os cromossomas podem ser inteiramente copiados durante a divisão celular e como eles se protegem contra a degradação." Foi desta forma que o comité anunciou que o Prémio Nobel da Medicina 2009 foi entregue a três investigadores norte-americanos: Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak. Assim, o galardão visa premiar estes cientistas pelo trabalho sobre a enzima telomerase "que protege os cromossomas do envelhecimento" e "tem implicações na investigação do cancro".


Fonte: http://aeiou.caras.pt/premio-nobel-da-medicina-atribuido-a-tres-investigadores-norte-americanos=f24555

12 de outubro de 2009

FRASE DO DIA



"A Geologia e a Biologia são tão completas, que uma descreve a paisagem e outra classifica todos os seres existentes nela."