8 de janeiro de 2010

PÉ DE ATLETA: FUNGOS DERMATÓFITOS


A micose dos pé ou o popular ‘Pé de Atleta’ é um problema que costuma afectar muitas pessoas. Trata-se de uma infecção nos pés causada por fungos, e que se localiza principalmente na área que une o 4º ao 5º dedo do pé. O ‘Pé de Atleta’ costuma provocar prurido, fissuras, originando também o descamar da pele nessa região. Com o passar do tempo, há sempre a probabilidade da zona afectada estender-se também às áreas que ligam os restantes dedos, podendo mesmo atingir a planta do pé.
O ‘Pé de Atleta’ tem a contrapartida de se alastrar muito rapidamente por todo o pé, chegando também às unhas e, em casos extremos, pode mesmo atingir outras zonas do corpo humano. É uma doença tratável e contagiosa, já que a pessoa com ‘Pé de Atleta’ pode vir facilmente a contagiar outras pessoas saudáveis. Habitualmente, os locais fechados, com pouco ar e especialmente húmidos são os locais mais apropriados para que o ‘Pé de Atleta’ se propague mais facilmente entre os seres humanos. Nas piscinas, praias, balneários, ou em locais públicos onde necessariamente tenha que andar descalço, é aconselhável andar com chinelos ou sapatilhas para que não venha a contrair esta micose dos pés.
Os fungos dermatófitos são os responsáveis pelo popular ‘Pé de Atleta’, e pertencem a dois grupos distintos, o Trichophyton e mentagrophytes, embora o primeiro grupo seja mais habitual e aquele que se tem vindo a registar com mais incidência. Este género de fungos tem estado a ser estudado com particular atenção, uma vez que para além de causar problemas na pele tem ainda adicionado à sua presença problemas ambientais. 

Reflexão: Embora no meio em nosso redor o número de fungos seja diverso e de número elevado, convém não esquecer que muitos deles não são prejudiciais embora outros possam originar doenças infecciosas e contagiosas.


Fonte: http://www.mulherportuguesa.com/saude-a-bem-estar/artigos/1214

Sem comentários:

Enviar um comentário