1 de janeiro de 2010

CIENTISTAS REVERTEM EVOLUÇÃO E DESENVOLVEM BARBATANAS DE PEIXES

Os criacionistas costumam dizer que Darwin estava errado porque nunca viram uma espécie transformar-se em outra. Pois cientistas americanos acabam de fazer quase isso: transformaram um peixe de água doce no seu ancestral marinho, revertendo assim a evolução.

A pesquisa, inédita, foi apresentada no último dia 27 nos EUA a uma plateia de cientistas pelo biólogo David Kingsley, da Universidade Stanford. Foi um dos pontos altos do 74º Simpósio de Cold Spring Harbor sobre Biologia Quantitativa.

O resultado culmina um esforço de 11 anos de Kingsley e dos seus colegas para decifrar o mais novo animal-modelo da biologia, o peixinho esgana-gata (Gasterosteus aculeatus).

O que os pesquisadores fizeram foi devolver a esgana-gatas de água doce, que habitam lagos nos EUA, um par de barbatanas pélvicas em forma de espinho. Essas estruturas estão nas populações marinhas do animal, mas foram perdidas em algumas populações de lagos nos últimos 10 mil anos.

O grupo também devolveu aos peixes lacustres as placas ósseas externas que caracterizam os esgana-gatas marinhos, mas que se perderam igualmente na água doce.
 
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u580751.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário