18 de fevereiro de 2010

SISMO SENTIDO EM PORTUGAL CONTINENTAL 2009

"Um sismo de magnitude 6.0 graus na escala de Richter foi sentido em sentido em todo o país, sobretudo no Algarve e na área metropolitana de Lisboa. A intensidade do abalo sísmico sentido  em Portugal Continental foi calculada em 6,0 na escala de Richter pelo Instituto de Meteorologia de Portugal, enquanto a congénere norte-americana, USGS, avaliou em 5,7.
Segundo o Instituto de Meteorologia, o epicentro do sismo localizou-se a cerca de 100 quilómetros a oés-sudoeste do Cabo de São Vicente e foi sentido em todo o território continental, incluindo regiões do Norte domo Aveiro e Braga. O sismo teve já "três réplicas de magnitude substancialmente mais baixa", indicou uma fonte daquele Instituto.
Os instrumentos registaram que o sismo teve a duração de alguns minutos, mas apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos, disse a mesma fonte.
Não existe qualquer registo de vítimas ou danos materiais causados pelo abalo."

Reflexão: Apesar de raros os sismos que se fazem sentir em Portugal é necessario ter em conta que eles podem acontecer e, dessa forma, saber quais as medidas de segurança, como agir durante e após o mesmo. Até porque o mal não bate só à porta das outras pessoas... mais vale prevenir do que remediar.


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1449736

Sem comentários:

Publicar um comentário