28 de fevereiro de 2010

BALANÇO DO SISMO NO CHILE

Mais 214 pessoas morreram no terramoto de pelo menos 8,3 graus de magnitude na escala de Richter que se sentiu no Centro e no Sul do Chile, anunciaram as autoridades.
Segundo os peritos, o sismo foi umas 50 vezes mais forte do que aquele que a 12 de Janeiro devastou o Haiti, mas só dentro de alguns dias é que se deverá saber com exactidão se atingiu ou não os 8,8 graus que lhe foram atribuídos pelo U. S. Geological Service.


Registaram-se entretanto 58 réplicas, a maioria das quais com uma magnitude superior a 5 e algumas mesmo com mais de 6 na escala de Richter.


A região de El Maule, 300 quilómetros a sul de Santiago do Chile, a capital, foi a mais afectada, muito em especial a cidade de Conceição, a cerca de 90 quilómetros do epicentro, que se situou a uma profundidade de 55 quilómetros.


A televisão estatal chilena noticiou que um edifício de 15 pisos, de construção recente, se desmoronou naquela cidade, em cuja região houve incêndios, pontes caídas e estradas cortadas.


Não se sabe ainda dentro de quanto dias é que o aeroporto internacional de Santiago poderá ser reaberto. As alternativas estão a ser a cidade argentina de Mendoza e a capital peruana, Lima, com grande transtorno para todos aqueles que nesta altura estavam a regressar de férias. “O mês de Fevereiro equivale para nós ao que Agosto significa para os portugueses”,


O metropolitano não funcionou ontem em Santiago do Chile e as comunicações telefónicas ficaram cortadas, em todo o Centro e Sul do país, onde além de El Maule as províncias mais afectadas foram as de Araucanía e Bío Bío, nas quais foi decretado o estado de emergência e os comboios não chegaram a circular.


O movimento sísmico também causou pânico na estância balnear de Viña del Mar, onde foi cancelada a última jornada do Festival Internacional da Canção.


Reflexão: Um sismo muda tudo.  A maneira com o país em si e todos os outros pelo mundo inteiro vieram junto ajudar as vítimas deste sismo e apoiar da melhor forma que sabiam faz-nos realizar que, afinal, aquele povo não tem apenas uns aos outros para se suportar.




Fonte: http://www.publico.pt/Mundo/balanco-do-sismo-no-chile-vai-ja-em-214-mortos_1424740

Sem comentários:

Enviar um comentário