1 de março de 2010

TEMPESTADE NA MADEIRA - DANOS

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, disse que  "teme muito" que o número de vítimas mortais do mau tempo de sábado na Madeira "venha a aumentar". O último balanço oficial da tempestade na Madeira, aponta para 42 vítimas mortais, 101 feridos, 250 desalojados e um número indeterminado de desaparecidos.
"Neste momento, a nossa maior preocupação são as casas danificadas e inundadas, os carros soterrados e levados pelas enxurradas em que, suspeitamos, deveremos encontrar mais vítimas mortais", disse o autarca, em declarações à Lusa para fazer o ponto de situação do temporal de sábado. O autarca, que participa ele próprio nos trabalhos de limpeza do Teatro Municipal do Funchal, adiantou que outra "preocupação é o abastecimento de água às zonas altas da cidade, nomeadamente as de Santo António".
As autoridades temem também encontrar mais vítimas num parque de estacionamento de um centro comercial. "O Anadia está completamente destruído, os bombeiros estão a retirar a água do parque. Vamos ver o que é que se vai fazer aqui", disse o proprietário daquele espaço, João Andrade. O Centro Comercial Anadia, no Funchal, ficou "completamente destruído devido ao temporal. As autoridades esperam encontrar vítimas mortais quando conseguirem escoar a água do parque de estacionamento subterrâneo.
Entretanto, a Protecção Civil afirma,que já foi reestabelecido o contacto, através de estrada, com Curral das Freiras. Dados oficiais revelam a existência de um morto e um desaparecido nesta aldeia.
Segundo Arlindo Gomes, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, aquela freguesia situa-se "numa zona muito montanhosa e muito acidentada" da ilha, pelo que existia algum receio que pudessem existir situações menos agradáveis.
Na localidade, bem como em toda a ilha, "há muitas casas e estradas completamente destruídas" e os danos naquela zona são "essencialmente materiais".
Entre os desaparecidos, estarão dois cidadãos britânicos. Os desaparecidos serão uma mulher de 50 anos e uma rapariga de 15 anos.




Reflexão: Esta catástrofe já tinha sido prevista há dois anos atrás e, uma vez que esta pode ter na sua origem causas antropológicas, devem tomar-se medidas, tais como elaboração de cartas de riscos geológicos, fazendo assim um bom ordenamento do território. Contudo, esta catástrofe também teve na sua origem causas naturais. Esta ilha foi muito apoiada uma vez que se criaram várias fundações que contribuíram com dinheiro e mantimentos para as pessoas que tinham sido vítimas deste desastre.


Para teres uma ideia do que realmente se passou na Madeira vê este video → http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1500048

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1500502

1 comentário:

  1. Durante vários dias tivemos acesso a imagens e testemunhos chocantes que nos fizeram reflectir sobre as consequências de uma catástrofe natural como esta. Agora é tempo de "por mãos à obra" e ajudar os madeirenses nesta dificil tarefa que é devolver a beleza natural àquela ilha. Pensamos que todos devemos ajudar porque simples gestos fazem a diferença.

    MRFD :)

    ResponderEliminar