Uma equipa de geógrafos da Universidade de Manchester (Reino Unido), acaba de descobrir quatro glaciares na cadeia montanhosa de Prokletije, na Albânia. O maior dos glaciares tem o tamanho aproximado de seis hectares. A descoberta, , foi feita a 2000 metros de altitude, um nível considerado relativamente baixo para a formação de glaciares a latitudes tão a sul como as da Albânia, nos Balcãs. Mas os geógrafos britânicos explicam que a sua formação se deve à queda regular de neve em grande quantidade durante o Inverno naquela região.
Philip Hughes, um dos cientistas envolvidos na descoberta, afirmou que "o facto de as montanhas de Prokletije terem estado até muito recentemente cercadas pela guerra e por conflitos explica por que não tinham sido até agora descobertos estes glaciares".
Esta descoberta surge numa altura em que sobe de tom a polémica relativa às previsões erradas sobre o desaparecimento próximo dos glaciares dos Himalaias do painel para as alterações climáticas da ONU.
Reflexão: À cerca deste tema nunca podemos afirmar que os glaciares já foram todos descobertos, tudo é um problema que nunca terá solução, tudo é um enigma. Como exemplo disso temos os geógrafos da Universidade de Manchester que acabaram de descobrir quatro glaciares na cadeia montanhosa de Prokletije, na Albânia. Assim a qualquer momento podemos ser confrontados com notícias sobre mais descobertas de glaciares. Quem sabe já amanhã?
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/cientistas-britanicos-descobrem-4-glaciares-nas-montanhas-da-albania=f560861
Sem comentários:
Enviar um comentário