24 de março de 2010

GLACIARES DESCOBERTOS NAS MONTANHAS DA ALBÂNIA

Uma equipa de geógrafos da Universidade de Manchester (Reino Unido), acaba de descobrir quatro glaciares na cadeia montanhosa de Prokletije, na Albânia. O maior dos glaciares tem o tamanho aproximado de seis hectares. A descoberta, , foi feita a 2000 metros de altitude, um nível considerado relativamente baixo para a formação de glaciares a latitudes tão a sul como as da Albânia, nos Balcãs.  Mas os geógrafos britânicos explicam que a sua formação se deve à queda regular de neve em grande quantidade durante o Inverno naquela região.
Philip Hughes, um dos cientistas envolvidos na descoberta, afirmou que "o facto de as montanhas de Prokletije terem estado até muito recentemente cercadas pela guerra e por conflitos explica por que não tinham sido até agora descobertos estes glaciares".
Esta descoberta surge numa altura em que sobe de tom a polémica relativa às previsões erradas sobre o desaparecimento próximo dos glaciares dos Himalaias do painel para as alterações climáticas da ONU.


Reflexão: À cerca deste tema nunca podemos afirmar que os glaciares já foram todos descobertos, tudo é um problema que nunca terá solução, tudo é um enigma. Como exemplo disso temos os geógrafos da Universidade de Manchester que acabaram de descobrir quatro glaciares na cadeia montanhosa de Prokletije, na Albânia. Assim a qualquer momento podemos ser confrontados com notícias sobre mais descobertas de glaciares. Quem sabe já amanhã?



Fonte: http://aeiou.expresso.pt/cientistas-britanicos-descobrem-4-glaciares-nas-montanhas-da-albania=f560861


Sem comentários:

Enviar um comentário