6 de março de 2010

O QUARTZO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Quando submetidos a estímulos alguns minerais polarizam-se electricamente. Esta propriedade chama-se piezoelectricidade e tem importantes aplicações industriais, em especial no campo da electrónica.
O quartzo é um mineral que apresenta a referida propriedade. De facto, os cristais deste mineral electrizam-se por compressão. O fenómeno também se dá no sentido inverso. Se o cristal de quartzo for submetido a um campo eléctrico o cristal contrai-se ou dilata-se. Sujeito a um campo eléctrico oscilante, como acontece em muitos circuitos, o cristal tenderá a vibrar com a mesma frequência que o campo actuante. Por este motivo o quartzo é muito apreciado como material constituinte de muitos aparelhos, sendo utilizadas porções de quartzo, devidamente talhadas e calibradas, naconstrução de circuitos eléctricos oscilantes e estáveis. Na actualidade é também conhecida a utilização de lâminas de quartzo no fabrico de relógios. Os relógios de quartzo são mais precisos e também mais baratos do que aqueles quem eram utilizados antigamente.




Reflexão: Este post faz-nos perceber que os minerais não são apenas objectos do interesse dos geólogos, uma vez que também estes minerais são importantes no nosso dia a dia e, tal como referimos, em muitas tecnologias. Afinal, os minerais não têm um só fim.




Fonte: Silva, A. ; Gramaxo F.; Santos M. ; Mesquita A. E Baldaia L. Porto Editora (2003), “ Terra, Universo de Vida”, Geologia -11ºano.

Sem comentários:

Enviar um comentário