27 de maio de 2010

Cor das Rochas Magmáticas

A cor da rocha está relacionada com a abundância relativa dos diferentes minerais que a constituem. Uma vez que os diferentes mimerais se desenvolvem em diferentes condições, o estudo desta característica revela-se da maior importância, porque permite a associação da rocha a um ambiente de formação específico.
Minerais como o quatzo ou os feldspatos potássicos, onde predominam a sílica e o alumínio, aapresentam uma coloração clara, enquanto que minerais como a piroxena ou a olivina, com elevado teor em ferro e magnésio, apresentam uma coloração escura. A maior ou menor abundância destes minerais nas rochas determina a sua cor mais ou menos clara, que podem assim classificar-se como:

  • Rocha Leucocrata – Rocha clara, rica em minerais félsicos e pobre em máficos., como o feldspato e a sílica;
  • Rocha Mesocrata – Rocha de cor intermédia, com proporções semelhantes de minerais félsicos e máficos, tais como andesito e diorito;

  • Rocha Melanocrata – Rocha escura, rica em minerais máficos, tais como a olivina, piroxena ou biotite.

Fonte: Terra, Universo da Vida - Geologia


Reflexão: A cor das rochas reflecte os minerais mais abundantes na sua composição. Os minerais félsicos, ricos em sílica e alumínio, conferem uma cor clara ás rochas. Os minerais máficos, ricos em ferro e magnésio, conferem uma cor escura. Assim podem-se distinguir três tipos de cor, a leucocrata, a mesocrata e a melanocrata.

2 comentários:

  1. O conteúdo foi útil, mas essa música... Pelo amor de Deus, insuportável!

    ResponderEliminar
  2. hahaha gostei da música. Deixei tocando aqui.

    ResponderEliminar