2 de maio de 2010

Rochas Sedimentares Biogénicas

Rocha sedimentar formada por restos de seres vivos ou por substâncias provenientes da sua decomposição - sedimentos biogénicos. As rochas biogénicas podem, também, ser designadas quimiobiogénicas, uma vez que é difícil distinguir, em determinadas situações, os processos inorgânicos dos bioquímicos.
Os calcários biogénicos e as rochas carbonáceas, como os carvões e os petróleos, constituem exemplos deste tipo de rochas:
  •  Os calcários biogénicos formam-se, essencialmente, pela acumulação de partes esqueléticas de seres vivos, ricas em carbonato de cálcio, ou por reacções de precipitação, mas iniciadas pela acção dos seres vivos. Os depósitos de carbonato de cálcio sofrem diagénese, originando rochas consolidadas.
  •  As rochas carbonáceas têm uma origem verdadeiramente orgânica ou biogénica. No seu processo de formação ocorre intervenção directa de matéria orgânica, resultante de seres vivos, sujeita a alterações químicas.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$rocha%20biog%C3%A9nica

Reflexão : Dentro das rochas sedimentares biogénicas, podemos considerar os calcários biogénicos , o carvão e o petróleo, dando destaque para estes dois últimos pois são de enorme importância a nível energético. O petróleo corresponde a um hidrocarbonato de naturaza líquida que aparece, geralmente, associado a produtos quimicamente similares da natureza gasosa (gás natural) ou sólida (asfaltos). Apesar da sua natureza líquida, os petróleos são estudados muitas vezes no contexto das rochas sedimentare biogénicas, já que a sua génese se deve, em grande parte, a fenómenos geológicos de natureza sedimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário