30 de abril de 2010

Rochas Sedimentares Quimiogénicas

São rochas resultantes de sedimentos químicos em solução. São formadas, essencialmente, por minerais de neoformação resultantes da precipitação de substâncias em solução ( calcários de precipitação) ou por evaporação do solvente (água) – evaporitos. 







Fonte: Terra, Universo da Vida – Geologia


Reflexão: A precipitação de materiais dissolvidos, pode ocorrer devido à evaporação da água ou devido à alteração de condições da solução, como por exemplo, a variação da pressão ou da temperatura. As rochas formadas por cristais que precipitam durante a evaporação da água têm textura cristalina e designam-se por evaporitos.

Alguns exemplos de rochas sedimentares quimiogénicas são: o travertino, tratando-se de um calcário de precipitação, resultante da precipitação do carbonato de cálcio de águas saturadas deste soluto; o gesso, resultante da cristalização derivada da evaporização da água; e ainda o sal gema, sendo um evaporito que resulta da formação de cristais de halite (NaCl) e outros sais por evaporação da água. Em suma, são aquelas que sofrem processos químicos.

Sem comentários:

Publicar um comentário