27 de maio de 2010

Textura das Rochas Magmáticas

A textura de uma rocha corresponde ao seu aspecto e traduz quer o grau de cristalização, quer a disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a constituem.
Basicamente podem considerar-se três tipos de textura nas rochas magmáticas:


  • Vítrea – aspecto semelhante ao do vidro. Não se formam minerais. Resulta de um arrefecimento muito rápido do magma,Os iões estão dispostos ao acaso, porque não tiveram tempo de migrar e de se organizarem numa estrutura cristalina ordenada.


  • Afanítica ou agranular – Rocha com cristais muito pequenos, a maioria dos quais não é visível a olho nu. Resultam de um arrefecimento relativamente rápido do magma, que não permite o crescimento dos cristais.


  • Fanerítica ou granular – Rochas com cristais suficientemente grandes para serem vistos á vista desarmada e que formam um mosaico. Resulta de um areefecimento lento do magma que permite a organização da matéria cristalina.


Fonte: Terra, Universo da Vida - Geologia

Reflexão: A textura das rochas depende, essencialmente, do modo como ocorreu o arrefecimento do magma que está na sua origem. Assim, podem-se distinguir três tipos de textura, a granular, a agranular e a vítrea. Enquanto um arrefecimento rápido, associado á formação das rochas vulcânicas, origina rochas com cristais muito pouco desenvolvidos ou mesmo rochas vítreas, onde não ocorreu a cristalização, um arrefecimento mais lento, associado á formação das rochas plutónicas, favorece a formação de rochas totalmente cristalizadas com bom desenvolvimento dos minerais que as contituem.

1 comentário: