24 de março de 2010

GLACIAR ACTIVO DESCOBERTO EM MARTE

A recente descoberta de um glaciar com uma idade entre os 10 e os 100 mil anos na superfície de Marte está a deixar a comunidade científica entusiasmada, mas também dividida. Este registo inédito foi feito na região Deuteronilus Mensae, entre as montanhas do sul e as planícies do norte de Marte.
Contudo as certezas só virão depois de confirmada "a assinatura espectral da água". Neukum, investigador na Universidade Livre de Berlim, garantiu ainda que nos próximos meses o local será sobrevoado para se procederam a medições, mas o cientista está convicto que a descoberta é realmente um glaciar activo: "No cume podemos ver pontas brancas, que só podem significar exposição de gelo". Estes acontecimentos geológicos são raríssimos, pois o gelo sempre que entra em contacto com o clima marciano sublima-se, passando directamente do estado sólido para o gasoso. Neukum calcula que a água veio do subsolo de Marte há dez ou cem mil anos, o que segundo o cientista é a prova viva "que o glaciar está actualmente activo" e que se por enquanto esta é uma descoberta única o alemão acredita que "poderão haver mais". A tese que começa a suscitar algumas dúvidas defende que depois da subida das águas deu-se o seu congelamento, o que terá levado à formação do glaciar agora descoberto.


Reflexão: A hipótese de existirem glaciares em Marte é que toda a área estava coberta por uma camada de gelo durante um diferente período climático, e quando acabou, estes depósitos permaneceram aí, protegidos da atmosfera por uma camada de detritos.
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/glaciar-activo-descoberto-em-marte=f198730

1 comentário:

  1. As recentes descobertas que se têm feito em relação ao planeta Marte incentivam os cientistas a quererem alcançar melhores explicações! Ficamos à espera de mais descobertas! Já agora, vão acompanhando este assunto no nosso blog ;)

    Essência Verde

    ResponderEliminar