24 de março de 2010

SISMO NA TURQUIA

O sismo de magnitude 6 foi registado no leste da Turquia, fez pelo menos 51 mortos e destruiu várias casas em três pequenas aldeias, informou o governo turco.
De acordo com o presidente da câmara de Kovancilar, Bekir Yanilmaz, as vítimas mortais foram registadas nas aldeias de Okcular, Yukari Kanatli e Kayali, onde o sismo derrubou casas e minaretes de mesquitas.
O centro de crise do governo adiantou que cerca de71 pessoas ficaram feridas em consequência do sismo, na província de Elazig, a cerca de 550 quilómetros a leste de Ancara, a capital, apanhando muitas pessoas durante o sono.
O epicentro do sismo foi localizado próximo da aldeia de Basyurt e foi seguido por mais de 20 réplicas, tendo a mais forte atingido uma magnitude de 4,1, de acordo com o Observatório Sismológico de Kandilli, em Istambul.


Reflexão: O risco é um conceito dominante na sociedade actual que está associado a múltiplos factores: perigos naturais incertos; incertezas que envolvem a ciência e a tecnologia e os efeitos na saúde e qualidade de vida; as novas vulnerabilidades da espécie humana. Um sismo  introduz uma mudança dramática pelas suas próprias características (oscilação violenta da terra, fogo extenso e duradouro e onda mortífera de água em diversos locais), pelo movimento cultural europeu e pelas acções executadas pelo governo nacional.


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1513879

1 comentário:

  1. Este blog é mesmo muito interessante e bastante actualizado em relaçao aos acontecimentos que acontecem hoje em dia. quando me disseram da existencia deste blog fui logo ver (nao pensem que sou alguma maluco por biologia/geologia :D hahahaha)

    continuem a trabalhar estao mesmo mt bem assim irão longe e alcançeram quem sabe um prémio de alguma fundaçao de biologia (nao sei se existe :S mas eu acredito que sim e tem de existir para valorizar o vosso trabalho)

    mais um blog para os meus favoritos fico a espera de novas noticias :D

    ResponderEliminar