6 de abril de 2010

SISMO EM SUMATRA


A ilha indonésia de Sumatra sofreu, neste mesmo dia, um sismo de intensidade 7.8 na escala de Richter, noticia o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Não há, até ao momento, registo de mortos, de acordo com as autoridades indonésias.
O epicentro do sismo registou-se no norte da ilha, a 204 km de Sibolga. O abalo aconteceu às 5h15 da manhã locais (23h15 em Portugal).
Inicialmente, foi emitido um alerta de tsunami que acabaria por ser levantado horas depois.
De acordo com a Reuters, ao sismo de 7.8 seguiram-se, pelo menos, três réplicas. Há notícias de cortes na electricidade.
O abalo foi sentido na costa de Aceh. Em Dezembro de 2004, um sismo de 9.4 provocou um tsunami no Oceano Índico que fez cerca de 226 mil mortos. Ainda com a tragédia bem presente, a população saiu à rua em pânico mal sentiu tremer a terra, mas, ao que tudo indica, o sismo desta terça-feira não causou vítimas mortais.


Reflexão: Mais uma vez, podemos comprovar como os fenómenos da natureza provocam tão drásticas consequências. Mortos, feridos, cortes de electricidade, destruição de cidades? Há que prevenir acontecimentos trágicos como estes e criar cartas de risco sísmico e tomar medidas na construção de casas, em especial, ter em conta os terrenos onde o risco é maior e os materiais que se usam que facilitariam a ocorrência destes fenómenos.


Fonte : http://www.ionline.pt/conteudo/54228-sismo-78-em-samatra

Sem comentários:

Enviar um comentário