7 de junho de 2010

Vulcão Tungurahua regressa ao activo*

Vulcão Tungurahua


O vulcão equatoriano Tungurahua registou um novo aumento de actividade nas últimas horas, com explosões e rejeições de matéria incandescente, anunciou o Instituto de Geofísica de Quito, citado pela EFE.

«A actividade sísmica do vulcão é muito elevada e a tendência é ascendente», precisou a mesma fonte, acrescentando que têm sido constatadas «fortes explosões».
De acordo com o Instituto de Geofísica, uma chuva de cinzas abateu-se sobre a localidade de Penipe, junto ao vulcão, com 5.029 metros de altitude, enquanto blocos de matéria incandescente desciam pelas suas encostas.
Algumas das 256 explosões das últimas horas ouviram-se até 30 quilómetros do vulcão.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/vulcao-tungurahua-erupcao-tvi24/1167201-4073.html
Reflexão: Hoje em dia tem de se ter em conta que os vulcões mais explosivos que permanecem muito tempo "apagados" podem, a qualquer momento, entrar em actividade vulcânica. Uma vez que já estava sem actividade há muito é normal que agora, devido às tensões e energia acumuladas serem maiores, que os danos causados sejam também maiores.

1 comentário:

  1. Mais uma vez, temos uma catástrofe da Natureza. Sinceramente espero que este não traga muitas consequências negativas para esta região e para as pessoas que lá habitam.

    Os malucos da Biologia :]

    ResponderEliminar