O vulcão equatoriano Tungurahua registou um novo aumento de actividade nas últimas horas, com explosões e rejeições de matéria incandescente, anunciou o Instituto de Geofísica de Quito, citado pela EFE.
«A actividade sísmica do vulcão é muito elevada e a tendência é ascendente», precisou a mesma fonte, acrescentando que têm sido constatadas «fortes explosões».
De acordo com o Instituto de Geofísica, uma chuva de cinzas abateu-se sobre a localidade de Penipe, junto ao vulcão, com 5.029 metros de altitude, enquanto blocos de matéria incandescente desciam pelas suas encostas.
Algumas das 256 explosões das últimas horas ouviram-se até 30 quilómetros do vulcão.
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/vulcao-tungurahua-erupcao-tvi24/1167201-4073.html
Reflexão: Hoje em dia tem de se ter em conta que os vulcões mais explosivos que permanecem muito tempo "apagados" podem, a qualquer momento, entrar em actividade vulcânica. Uma vez que já estava sem actividade há muito é normal que agora, devido às tensões e energia acumuladas serem maiores, que os danos causados sejam também maiores.
Mais uma vez, temos uma catástrofe da Natureza. Sinceramente espero que este não traga muitas consequências negativas para esta região e para as pessoas que lá habitam.
ResponderEliminarOs malucos da Biologia :]