5 de junho de 2010

Aquíferos

Formação geológica subterrânea que armazena água e permite a sua circulação de forma a que a água possa ser extraída pelo homem em condições economicamente rentáveis e sem impactos ambientais negativos.
Os aquíferos podem ser, de acordo com o armazenamento da água, de dois tipos - aquíferos livres ou aquíferos cativos ou confinados - servindo ambos para a extracção de água. O aquífero livre é uma formação geológica permeável e parcialmente saturada de água. Apresenta uma camada impermeável (ex.: camada de argila) que retém a água, impedindo que continue a infiltrar-se. A água encontra-se à pressão atmosférica. A este local dá-se o nome de superfície piezométrica ou nível freático. O aquífero cativo é uma formação geológica permeável onde há acumulação e circulação de água, limitada superior e inferiormente por formações geológicas impermeáveis. A recarga ocorre através de uma zona limitada que contacta com a superfície, mas colocada lateralmente. A água encontra-se a uma pressão superior à pressão atmosférica; portanto, quando se efectua um furo para a extracção, a água sobe até à superfície piezométrica, dando origem a um furo artesiano. Quando, ao criar o furo, a água consegue atingir a superfície sob a forma de repuxo, o furo artesiano designa-se furo repuxante.



Fonte: http://www.infopedia.pt/que_newsletter.jsp?id=13

 
Reflexão: Num aquífero é possível considerar , num alinhamento vertical, duas zonas contituintes fundamentais, a zona de aeração e zona de saturada. Esta zona encontra-se separada da zona de aeração pelo nível hidrostático ou freático, correspondente ao nível em que a água subterrânea se encontra numa dada região. Inferiormente, a zona saturada, está limitada por uma formação geológica impermeável.

1 comentário:

  1. Tal como ocorre com as águas superficiais, é necessário ter muitos cuidados para evitar a contaminação dos aquíferos. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental global. Os aquíferos têm uma importância incalculável para o Homem, pelo que é necessário preservá-los, de forma a que possamos sempre dispor deles!

    ResponderEliminar