7 de junho de 2010

Exploração de cobre nas minas de Mavoio

As minas do Mavoio, localizadas nas imediações das aldeias Mavoio e Mbanza Kinzau, na comuna de Quibocolo, município de Maquela do Zombo, começam, este ano, a dar os primeiros passos na exploração de cobre.



O facto foi anunciado por Lourenço Baptista Mahamba, responsável da Secretaria de Estado de Geologia e Minas, durante uma visita de trabalho à região mineira de MavoioTetelo, onde verificou os bons resultados produzidos na fase de prospecção.

 A região mineira de Mavoio, que compreende uma área territorial de cerca de dez mil quilómetros quadrados, aglutinando os municípios do Bembe, Damba e Maquela do Zombo, contou com o investimento, na fase de prospecção, de cerca de 22 milhões de dólares.

 De acordo com as previsões técnicas apresentadas pelas empresas detentoras da licença para a prospecção, exploração e produção do cobre, na região de Mavoio, está prevista uma produção mensal de mais de 20 mil toneladas de cobre puro.

 Lourenço Mahamba revelou que a fase de prospecção, iniciada há dois anos por duas empresas de direito angolano,  a AP Services e a Genius Mineral, dão certezas que as regiões são ricas em cobre. 

“Quando começar a fase de exploração, acreditamos que vai contribuir para a diversificação da economia do país, que se pretende alcançar durante o programa de Governo para o quadriénio 2009/2012”, disse. 

Mahamba referiu que, além dos investimentos a serem feitos pelas empresas a quem foram adjudicadas as licenças de exploração, o Governo está, na região, a reabilitar estradas, construir pontes, instalar linhas de transporte de energia eléctrica de alta tensão, que são, frisou, infra-estruturas indispensáveis para o funcionamento efectivo das minas de Mavoio.  “Para se projectar as necessidades em termos de infra-estruturas de apoio à mina de exploração de cobre, o Presidente da República criou uma comissão multi sectorial composta por sete vice-ministros, visto tratarem-se de recursos que quando brutos são muito pesados e requerem infra-estruturas de apoio, como caminhos de ferro, estradas, pontes e energia eléctrica”, lembrou.

Lourenço Mahamba, que foi vice-ministro da Geologia e Minas no anterior Governo, tomou contacto directo com as amostras retiradas do solo onde se encontram os jazigos minerais de Mavoio e de Tetelo.

O director-geral do projecto, Pedro de Carvalho, disse que os jazigos se encontram a uma profundidade estimada em 550 metros.

 Pedro de Carvalho anunciou a reabertura da galeria de acesso ao antigo jazigo de Mavoio, onde a existência do mineral já foi reconfirmada.  

  

Variedade de minerais


Na região mineira de Mavoio, além da confirmação da existência de grandes quantidades de cobre, estão, também, confirmadas, pela AP-Services e pela Genius Mineral, a existência de calcite, ferro, pirite e enxofre, este último, disse Pedro de Carvalho, possui um elevado padrão para a produção do ácido sulfúrico.

A área mineralizada compreende cerce de 150 quilómetros, partindo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) até ao sul do município do Bembe.






O ancião Pedro Paulo, 90 anos, antigo funcionário da mina de Mavoio, entre 1945 e 1972, altura em que a mina e a vila mineira foram abandonadas, afirmou que os antigos exploradores tinham comprovado, também, a existência de ouro e, provavelmente, de diamantes.


Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/15/0/exploracao_de_cobre_nas_minas_do_mavoio


Reflexão: É necessário fazer uma gestão sustentável dos recursos que a Natureza nos dá. Para conseguir essa gestão, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste post. Não fazia ideia destas minas nem conhecia o valor que elas provavelmente teriam para os portugueses. Mais uma vez acho que o nosso governo devia apostar forte nestes casos.

    os malucos da biologia :]

    ResponderEliminar